A máquina de jateamento abrasivo úmido funciona através da mistura do ar, da água e do abrasivo.
A princípio a finalidade do equipamento é preparar superfícies para aplicação da tinta.
Como resultado o equipamento limpa, remove tintas, corrosão e oxidação sem gerar poeira ou toxinas nocivas a saúde e ao meio ambiente.
Função do compressor no jateamento abrasivo úmido
O compressor produz o ar que por sua vez cria uma pressão dentro do equipamento de jato misturando a água e a mídia.
Papel mídia ou abrasivo no jateamento abrasivo úmido
A mídia ou abrasivo quando atinge a superfície causa atrito, esse atrito cria perfil de rugosidade, ou seja saliências sobre a superfície jateada, retirando todos tipos de tinta, diversos graus de corrosão ou apenas realizando a limpeza.
Afim de permitir que seja possível trabalhar em diferentes superfícies, como madeira, fibra de vidro, inox, ferro dentre outros, o operador pode ajustar a pressão na qual o equipamento de jateamento abrasivo úmido trabalha.
Isto é, os tipos de abrasivos também permitem ter uma variedade de resultados e possibilitam trabalhar com as mais diversas superfícies.
Participação da água no jateamento abrasivo úmido
A medida que a mídia se dispersa as partículas de água revestem os pedaços que são gerados com esse atrito.
Em virtude disso essas partículas entram em fissuras ou fendas minúsculas que outras soluções não são capazes de alcançar, abrangendo assim toda superfície com mais eficácia.
Assim sendo, a água garante que a superfície realmente seja limpa independentemente da existência de rachaduras, fissuras ou ondulações.
Aliás a água também ajuda a pesar essas partículas impedindo que virem poeira, as quais se formadas poderiam aumentar a distância de deslocamento para limpeza pós operação.
Abaixo, segue uma ilustração de como funciona o jateamento abrasivo úmido de forma prática: