Qual objetivo da preparação de superfície?  

Jatista agachado aplicando jateamento abrasivo úmido em peça industrial no formato de engrenagem com mais ou menos 1 metro de diâmetro
Aplicando jateamento abrasivo úmido em peça industrial

O objetivo da preparação de superfície é prolongar a vida útil de diversas superfícies como navio, escada, avião. Portanto podemos preparar a superfície para: 

  • Aumentar duração da tinta; 
  • Restaurar partes danificadas; 
  • Retirar corrosão; 
  • Realizar limpeza preventiva garantindo segurança de todos; 

O que é preparação de superfície?

Simplificando para o dia a dia, realizamos preparação da superfície quando lixamos a parede para receber pintura ou limpamos o vidro do carro antes de aplicar insulfilm.

Preparação de superfície na indústria

Quando estendemos para área industrial tratamos de uma escala bem maior.

Afinal já pensou como preparam a superfície do casco de navio, avião, tubulações de offshore ou como tiram sinalizações sem destruir? 

O Processo que permite realizar tudo isso e muito mais é chamado de jateamento

Importância da preparação de superfície

A preparação de superfície torna possível alcançar objetivos estéticos e também aumentar a durabilidade do bem, que por sua vez impacta diretamente no meio ambiente e na segurança dos trabalhadores.

No mercado há exemplares de navios, plataformas, containers dentre outros que precisam preparar sua superfície antes da pintura e posteriormente nas manutenções.

Definitivamente nesses casos estamos falando em superfícies de grande extensão e de grande valor monetário, impactam na segurança de muitos trabalhadores e usuários.  

Enfim, vamos ponderar sobre os tanques que armazenam a água recebida em nossas casas e os tanques que produzem a comida ou a bebida que nós compramos de grandes indústrias.

Em suma, o processo de preparação de superfície está por trás dos bastidores higienizando, tratando e conservando esses tanques. Desse modo garantimos a segurança dos trabalhadores.

Semelhantemente é aplicado para containers, embarcações, avião e plataformas da Petrobrás no meio do mar, e todas outras superfícies existentes no mercado a fora.  

Objetivos da preparação de superfície

O objetivo da preparação de superfície quando tratamos do âmbito da indústria são diversos, cada solução que existente no mercado atende a exigência ou necessidade para qual a superfície é destinada.  

Cada solução de jateamento entrega diferentes efeitos. Por isso precisamos compreender primeiro os objetivos mais procurados no mercado:

  • Abertura de perfil de rugosidade (pequenas saliências que cooperam para tinta ancorar aumentando a durabilidade dessa tinta);
  • Retirada de uma camada fina deixando a superfície lisa, sem causar rugosidade;
  • Limpeza de superfícies com fissuras ou ângulos;   

Dessa forma quem trabalha com formas de concreto buscará por soluções que entreguem uma superfície mais lisa.

Afinal nas formas de concreto havendo rugosidade fará com que o concreto fixe de tal forma tornando quase impossível extrair da forma.

Entretanto no caso do casco de navio que ficará em contato com água salgada precisa de uma camada de tinta bem ancorada permitindo maior durabilidade, nesse caso haverá necessidade de abrir perfil de rugosidade.  

Tipos de jateamento

Hidrojateamento: Jato realizado com água, ele prepara superfície sem abrir perfil de rugosidade, não gera contaminação ao ambiente, entretanto exige uma pressão muito grande tornando processo perigoso.  

Jateamento abrasivo úmido: Mistura de abrasivo (pedra, rocha ou vidros), ar e água, essa combinação permite que o processo ocorra a uma pressão muito baixa tornando-o mais seguro.

Sobretudo por causa do uso de abrasivo a superfície terá rugosidade (pequenas saliências) assegurando que a tinta ancore durando mais tempo, além disso possibilita a limpeza de fissuras.

E por trabalhar em uma pressão baixa essa solução permite execução em qualquer lugar sem risco ambiental.  

Jateamento seco: Realizado com areia, granalha de aço, rocha basáltica ou escória de cobre, entrega a superfície com abertura de perfil de rugosidade (pequenas saliências).

No entanto o jateamento por lei deve ocorrer em lugares fechados pelo risco de contaminação que a poeira pode causar, tornando necessário também deslocamento das peças para aplicação do processo de jateamento.

Nesse caso torna mais trabalhoso quando precisamos tratar de uma superfície grande.

Esse artigo foi útil pra você? Compartilhe!

Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on whatsapp